quinta-feira

Sempre Mais do Mesmo

             

             De fronte a uma mesmice mercadológica, nos vemos pegos pela burrice ideológica, importadas em filmes hollywoodianos. É incrível o numero de comedias românticas, animações e aventuras teens que tomam os cinemas de Sorocaba e região na maior parte dos meses que decorrem o ano.
              Sempre visando o publico burguês juvenil, os cinemas nunca mudam sua grade por medo de perder a clientela, querem a certeza do lucro, por isso sempre oferecem mais do mesmo. Os contratos milionários que os cinemas fecham com as grandes distribuidoras (que são exclusivistas) impedem que a diversidade e multiplicidade de filmes circulem pela massa. Não há nem se quer variedade de gêneros, muito menos de etnias e nacionalidades, quase toda a grade de exibição dos cinemas é de filmes americanos, salvo por uma ou outra exceção nacional.
             O Filme “O Discurso do Rei” que é inglês, só passou em Sorocaba por concorrer ao Oscar, ou seja pela influencia do mercado americano, o que da na mesma! Nos cinemas brasileiros quando exibidos filmes daqui, vemos a tevê tomar espaço, temos a rede Globo em tela ainda maior. Boa parte dos filmes nacionais exibidos em salas de cinema são ou por inteiro ou por partes pertencentes a Globo Filmes que por sua vez acabam americanizando os filmes nacionais em suas produções com o uso de fórmulas em roteiros, estereótipos, tempo dos filmes, formação das personagens, planos, cortes... E quando não lucra com a produção (inclusive Lei Rouanet) lucra com a distribuição. A Ancine agora deu para se enquadrar nesses moldes e exige que filmes nacionais sejam filmados em padrões comerciais, ou seja, o cinema brasileiro com argumento yanke.
                    Creio que adaptar os nossos filmes em moldes americanos não seja a única saída para ganhar espaço. Mesmo no cinema comercial temos bons filmes franceses, russo, alemães, iranianos, brasileiros, italianos e mesmo americanos e por toda a parte do mundo que criaram formatos próprios e que são quase desconhecidos.
                   Mas esses pipoqueiros sedentos de lucro concentram se somente nas grandes bilheterias, “Se eu fosse você 2” ficou em cartaz por quase 3 meses em Sorocaba e isso não é raro, na verdade é regra. “Filmes como: “Harry Potter”, “A Saga Crepúsculo”, “As crônicas de Narnia”, animações como: “Madagascar”, “A Era do Gelo”, “Kung Fu Panda”, Carros”, “Rio”, são jogadas de marketing e não obras cinematográficas e nem devem ser respeitadas como tal. Não é de se estranhar se no shopping da sua cidade tiver um Mc Donald’s nas portas do cinema, essas animações são apenas um outdoor para vendas diretas e indiretas. Com uma mão reparte se o lucro e com a outra segura se o monopólio. Além de um monopólio econômico sofremos também uma hegemonia cultural, somos sem duvidas, um dos maiores compradores de cultura americana. E isso acontece não só por uma empresa e sim pelos acordos firmados por algumas delas, formando corporações monopolistas.
                  Ante a isso criemos nós um corpo ativo que aprecia e deseja filmes diferentes e com maior distribuição de produções diversas. Chega de pagar para ver filmes pobres que irão passar na tevê! E isso não só porque é um serviço pago, mas também porque um filme ajuda a nos construir e fica nosso inconsciente e não convém pagar para ser enganado e ficar burro. Forjemos um e vários espaços para o cinema verdadeiro e mesmo que seja comercial que seja pelo menos criativo e critico. Precisamos de espaço além dos festivais –que tem publico restrito- e que não tem força para enfrentar o aburguesamento da massa via ideologia dos americanóides.
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.......................................................Rene Xavier

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